A 32ª Peregrinação da Família Missionária da Consolata a Fátima acontece este sábado, 19 de fevereiro, sob medidas de segurança, no contexto da covid-19. Numa carta dirigida a todas as pessoas amigas da congregação religiosa, Bernard Obiero, conselheiro da Região Europa dos Missionários da Consolata, explica que a jornada será uma ocasião para celebrar a vida e obra de dois missionários. “Este ano celebramos o centenário da morte do cónego Tiago Camisassa, cofundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, grande mestre, amigo e colaborador próximo do nosso fundador, José Allamano”, explica o missionário.

A peregrinação vai decorrer sob o tema “Atreve-te a arriscar a vida” e terá início pelas 09h00, com a concentração em frente ao Seminário da Consolata. Pelas 10h00 terá lugar a saudação do superior provincial da congregação religiosa, e logo depois terá início uma via-sacra missionária. De tarde, às 16h00, vai realizar-se uma celebração eucarística e a consagração na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

De acordo com Bernard Obiero, “presencialmente será apenas para um número reduzido de pessoas, composto de jovens e três representantes de cada grupo da Família Consolata. Todos os outros familiares e amigos poderão acompanhar as celebrações através da Canção Nova e os canais digitais da Consolata”. “Infelizmente, avaliando a situação pandémica atual, decidimos ainda por este ano não realizar a nossa peregrinação a Fátima, nos moldes dos anos anteriores. Pedimos a vossa compreensão”, apelou o missionário na Consolata queniano. A peregrinação poder ser acompanhada no facebook da Consolata, no youtube do Consolata Jovem, assim como na televisão Canção Nova e nos sites Consolata.