Com o propósito de fazer memória da histórica Conferência de Muranga, realizada em 1904, com a participação de dez missionários reunidos em Fort Hall, no Quénia, teve início na noite de segunda-feira, 13 de junho, a Segunda Conferência de Muranga.

O evento é organizado pelas direções gerais das Missionárias e Missionários da Consolata, e decorre online, até à próxima quinta-feira, 16 de junho, com tradução em cinco idiomas. A iniciativa conta com 656 participantes inscritos, incluindo missionários, missionárias e leigos da Consolata, oriundos de quatro continentes.

A iniciativa contempla intervenções de Simona Brambilla, superiora geral das Missionárias da Consolata, Stefano Camerlengo, superior geral dos Missionários da Consolata, Piero Trabucco e Pedro Louro, sacerdotes, Renata Conti, religiosa, e Ana Maria Plata e Fátima Bazeggio, leigas na Colômbia e no Brasil, respetivamente.

Os Missionários da Consolata em Portugal destacam a importância da iniciativa. “Este é um evento único para a Família Consolata. Uma oportunidade extraordinária de reflexão e partilha sobre o carisma, sobre as conferências de Murang’a, sobre a consolação na Bíblia, entre outros temas, para contemplar juntos o futuro da missão, em tempos difíceis como os que vivemos, e de mudanças rápidas. Trata-se de um evento sinodal que une a toda a Família Consolata na reflexão, debate e partilha, unidos no mesmo carisma, espiritualidade e missão”, realçam os missionários. O evento está a decorrer no âmbito da novena que visa a preparação para a Festa de Nossa Senhora Consolata, que vai ser celebrada na próxima segunda-feira, 20 de junho.