A Sociedade Ponto Verde (SPV), em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP), encontra-se já a doar cabazes sustentáveis a 250 famílias em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira. Estes que são os primeiros cabazes sustentáveis da Sociedade Ponto Verde são um reflexo da “inovação e evolução das embalagens” e da sua a “respetiva reciclagem para uma economia mais circular”, explica a organização dedicada à reciclagem, em comunicado.

Segundo a Sociedade Ponto Verde, o cabaz é “composto, exclusivamente, por produtos alimentares, de higiene e limpeza cujas embalagens traduzem os princípios do ecodesign e promovem uma maior reciclabilidade, ou seja, características que tornam estas inovadoras embalagens mais amigas do ambiente, sejam de cartão, vidro, alumínio ou plástico”. De acordo com a SPV, os cabazes a oferecer incluem “30 produtos, nomeadamente bens alimentares como garrafas de água e azeite, embalagens de arroz e sumo, latas de refrigerante, pacotes de leite, natas e farinha, mas também produtos de higiene pessoal, como champôs ou pastas dentífricas, e produtos de limpeza geral da casa ou da roupa”.

A entrega dos cabazes assume uma dimensão ainda mais crucial, uma vez que “este ano está ainda a ser marcado por tantos desafios decorrentes dos efeitos da pandemia”, destaca a SPV. Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, sublinha que esta é uma forma de “contribuir para um Natal mais solidário de famílias apoiadas pelas Misericórdias, mas também para a sustentabilidade ambiental ao promover comportamentos que incentivem à construção de uma sociedade mais inclusiva, fraterna e amiga do ambiente, contribuindo, por esta via, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e também reforçando o apelo do Papa Francisco a propósito da nossa casa comum”.

Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV, destaca a pertinência da iniciativa. “São produtos de parceiros na cadeia de valor da SPV que espelham muito bem o compromisso do setor em criar um packaging cada vez mais circular. Trata-se de uma iniciativa em que procuramos incentivar o consumidor a saber optar, de forma consciente, por estas soluções da embalagem ainda no momento da compra, combinando, posteriormente, já em casa, com a sua correta separação e reciclagem”, refere a responsável.