Ao longo do ano de 2023, a Cruz Vermelha Portuguesa distribuiu, em média, 785 refeições por dia | Foto: Cruz Vermelha Portuguesa

O sistema de proteção social da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) registou no ano passado um “impressionante aumento de 73 por cento nos pedidos de ajuda”, refere a instituição, em comunicado, sublinhando que “este aumento significativo nos pedidos de ajuda reforça uma tendência já observada nos anos anteriores”.

Segundo a organização, os pedidos de ajuda “foram canalizados através do programa ‘Mais feliz’, que tem como objetivo auxiliar famílias em situação de grande vulnerabilidade”, e que “desempenha um papel crucial, fornecendo apoio para despesas essenciais, tais como rendas de casa, água, luz, consultas médicas, alimentos e outros bens básicos”.

No que diz respeito ao acompanhamento das pessoas em situação de sem-abrigo, verificou-se um “aumento de 80 por cento nos serviços prestados em 2023”. “Este acompanhamento inclui acolhimento, distribuição de alimentos e produtos de higiene, apoio na definição de projetos de vida e muito mais, impactando positivamente a vida de quase duas mil pessoas”, destaca a Cruz Vermelha.

No ano passado, a organização distribuiu, em média, “785 refeições por dia”, além de “fornecer apoio a vítimas de violência doméstica, idosos através da teleassistência, centros de dia, lares e apoio domiciliário, entre muitas outras iniciativas comunitárias, incluindo creches e ATL”.

Campanha solidária

Com o propósito de “reforçar a capacidade de resposta da instituição” e de “expandir o alcance da sua ação humanitária”, a organização dinamiza uma campanha solidária. A ação de solidariedade decorre até ao próximo dia 17 de março, depois de ter iniciado na última quinta-feira, dia 7, em 340 lojas de grandes superfícies de Portugal. “Todos são convidados a contribuir através da aquisição de vales monetários ou alimentares, que serão convertidos em itens essenciais como azeite, bolachas, esparguete, grão-de-bico e salsichas”, adianta a organização.