Foto: Paulo Novais | LUSA

A Semana Nacional Cáritas está a decorrer até ao próximo domingo, 12 de março, com o tema “O amor que transforma”. Entre as diversas iniciativas agendadas, destaque para a realização do Peditório Público Nacional, dinamizado por pessoas ligadas à Cáritas, distribuídas por ruas do país. Além das ofertas físicas, podem ser também feitas doações online. A quantia reunida será usada para o “combate à pobreza e exclusão social”, conforme refere a Cáritas Portuguesa, em comunicado.

Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, destaca a importância desta semana. “Estamos empenhados em dar esperança, promovendo a proximidade e a dignidade de todos aqueles a quem servimos. Esta é a nossa missão e a força da nossa identidade que não nos permite desistir. Para isto, trabalham todos os dias os muitos voluntários, colaboradores e dirigentes e este é também o momento de celebrar esse seu empenho e de agradecer”, destacou a responsável.

De acordo com a organização humanitária da Igreja Católica, a instituição presta apoio, anualmente, a “cerca de 120 mil pessoas em atendimento social através da rede nacional das Cáritas Diocesanas e dos muitos grupos paroquiais que estão espalhados por todo o país”. A Semana Nacional Cáritas é uma iniciativa que “junta toda a rede Cáritas em Portugal dando visibilidade à ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda”, esclarece o organismo. A Semana Cáritas teve início no último domingo, 5 de março.