A diocese de Setúbal enviou 53.510 euros para a Terra Santa, fruto da renúncia quaresmal levada a cabo pelos fiéis, montante que já foi transferido para a conta do Patriarcado Latino de Jerusalém. O que estava inicialmente previsto era enviar apenas 50% do valor recolhido (o restante seria para o Fundo Diocesano de Emergência), mas dada “a urgência e o drama que se vive na região”, o bispo Américo Aguiar decidiu doar a totalidade.
“Não podemos ficar parados enquanto vemos os nossos irmãos da Terra Santa a sofrer. São crianças, famílias, idosos, vítimas inocentes de uma guerra que não parece ter fim. Neste sentido, decidimos dar todo o valor para ajudar estes nossos irmãos”, afirma Américo Aguiar, citado na nota enviado esta terça-feira, 3 de junho, aos média.
“É tempo de calar as armas e deixar que a ajuda humanitária possa prestar auxílio à população que mais sofre com este conflito, por isso deixamos aqui também este apelo à oração pelo fim do conflito e à ajuda direta na medida das possibilidades de cada um. Da nossa parte, agradeço o esforço de todos os diocesanos de Setúbal na renúncia que fizeram, para que possamos aliviar um pouco o sofrimento destes nossos irmãos”, conclui o bispo de Setúbal.
Quanto à campanha de angariação de fundos em favor das comunidades cristãs da Terra Santa atingidas pela guerra, que a Conferência Episcopal Portuguesa promoveu em todas as dioceses do país durante o tempo do advento e Natal em dezembro do ano passado, “os resultados nacionais serão, à partida, divulgados depois do Conselho Permanente de 17 de junho”, informou ao 7MARGENS o gabinete de comunicação da conferência episcopal.
Em 2024, a diocese de Setúbal já havia enviado para o Patriarcado Latino de Jerusalém 55.527,10 euros, fruto da renúncia quaresmal desse ano – 35 mil euros – e de uma campanha de angariação de fundos de emergência, onde angariou mais de 20 mil euros, entre os meses de setembro e outubro.
Texto redigido por 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária.