O corpo do Papa já se encontra na Capela da Casa de Santa Marta para ser velado por aqueles que lhe eram mais próximos. Foto © Vatican Media

Está confirmado: o funeral do Papa Francisco será no próximo sábado, 26 de abril, com as celebrações a terem início às 10 horas de Roma (9 horas em Lisboa), na Praça de São Pedro, e a serem presididas pelo decano do colégio cardinalício, Giovanni Battista Re. A decisão foi tomada na primeira congregação de cardeais, que se reuniu na manhã desta terça-feira, 22 de abril, no Vaticano, e esperam-se cerca de 500 mil pessoas para a despedida de Bergoglio.

O anúncio foi feito pelo Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano, que adiantou já alguns detalhes sobre as exéquias de Francisco. O corpo do Papa, que já se encontra na Capela da Casa de Santa Marta para ser velado por aqueles que lhe eram mais próximos, será trasladado até à Basílica de São Pedro na manhã desta quarta-feira. A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação à urna mortuária do Papa Francisco, informam os média do Vaticano.

Na Basílica de São Pedro, o corpo do Papa estará exposto diretamente no caixão e já não sobre um esquife alto; durante esta exposição, o báculo papal não será colocado ao lado do caixão, que é fechado na véspera da Missa fúnebre. Estas novidades foram introduzidas pelo próprio Papa Francisco no ritual das exéquias pontifícias, para responder a um desejo de maior simplicidade, quando em abril de 2024 aprovou a nova edição do livro litúrgico para os funerais papais, o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis.

No sábado, 26 de abril, às 9 horas de Lisboa, será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário) — os nove dias de luto e orações em honra ao Papa falecido. No final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimónia de sepultamento, de acordo com o que Francisco pediu no seu testamento, divulgado na segunda-feira. Na manhã desta terça-feira, a Santa Sé divulgou as primeiras imagens do velório do Papa, na Capela da Casa de Santa Marta, onde o corpo vai permanecer até à sua trasladação para a Basílica de São Pedro.

Texto redigido por 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária.