Pedro Louro, missionário da Consolata português em Roma

É da ressurreição de Jesus que nasce a Boa Notícia, coração da mensagem de esperança que a Igreja, missionária por sua natureza, anuncia através dos séculos. Uma notícia que ultrapassa as barreiras do tempo e da morte para levar coragem e alegria às demasiadas sombras de morte que pairam sobre o nosso mundo de hoje. Mas nem sempre a notícia é vista como veículo de uma mensagem de esperança.

Nos dias de internamento do Papa Francisco, criou-se na Praça São Pedro, no Vaticano, uma autêntica ‘feira da ladra’ da informação. Por serviço ao Instituto Missionário da Consolata, passo por lá repetidas vezes e sofri ao ouvir jornalistas, cujo único interesse era o de prever qual seria o próximo Papa, quando o atual está vivo.

Bem hajam os jornalistas honestos, aqueles que privilegiam a realidade e a verdade, fazem do seu trabalho um serviço ao bem comum e são semeadores de esperança. E nós, missionários, não esqueçamos que o coração de nós mesmos e da nossa missão é o anúncio da esperança que não delude. Feliz Páscoa, e boa missão.