Até a Páscoa, que será celebrada a 20 de abril, a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, vai ter uma nova iluminação. A intervenção prevê que as lâmpadas antigas sejam “substituídas por novas de última geração”, as quais têm uma “intensidade ajustável”, segundo o portal de informação Vatican News.
“Até agora, as lâmpadas estavam posicionadas na parte superior do tambor: atualmente, elas estão a ser instaladas na parte inferior. Até à Semana Santa, elas também serão instaladas na parede externa das naves e do transepto da basílica para facilitar o máximo aproveitamento noturno e maior impacto visual da cúpula, uma obra-prima arquitetónica renascentista indiscutível”, destaca a mesma fonte.
Os trabalhos também decorrem durante a noite, de forma a “testar a qualidade da iluminação”. Através desta intervenção, pretende-se “otimizar e economizar ainda mais energia com uma luz mais intensa, calibrada e bem distribuída”.
Este projeto faz parte de uma série de operações de manutenção que a Fábrica de São Pedro leva a cabo para preservar a obra arquitetónica projetada por Miguel Ângelo e as suas estruturas artísticas. No futuro, esta reorganização do sistema geral de iluminação abrangerá também a fachada da basílica.