Rute Agulhas, psicóloga e coordenadora do Grupo Vita | Foto: DR

O Grupo VITA é constituído por profissionais de diferentes áreas, como a Psicologia, a Psiquiatria, o Serviço Social e o Direito, e tem como principal missão acolher, escutar e acompanhar as crianças e adultos vulneráveis que sejam vítimas de violência sexual no contexto da Igreja Católica em Portugal. Em paralelo, está empenhado em ajudar a Igreja na criação de ambientes mais seguros e protetores, implementando estratégias de deteção, sinalização, acompanhamento e prevenção das situações abusivas.

Para prevenir e saber agir, é preciso CONHECER. Conhecer a dinâmica das situações de violência sexual, que constituem uma realidade transversal a diversos contextos e realidades, entre eles, a Igreja Católica. Falamos de um crime que pode envolver diferentes tipos de comportamentos abusivos, com ou sem contacto físico, e que tem um forte impacto negativo nas vítimas, a curto, médio e longo prazo. É preciso conhecer, também, a forma como as vítimas se sentem e por que motivos mantêm o silêncio, tantas vezes durante anos e anos. Da mesma forma, é fundamental compreender o funcionamento das pessoas que cometem crimes de natureza sexual, de modo a desenvolver estratégias de intervenção que visem a prevenção da recaída.

Por sua vez, PREVENIR envolve o reconhecimento dos possíveis riscos, antecipando medidas preventivas que minimizem ou eliminem esses mesmos riscos. Destaca-se aqui a importância do recrutamento seguro, da formação e acompanhamento e da elaboração de códigos de conduta e boas práticas, bem como de programas de prevenção primária ou universal dirigidos a crianças e envolvendo toda a comunidade.

Conhecer a problemática e desenvolver estratégias preventivas possibilita, também, um modo de AGIR mais adequado face a uma suspeita ou revelação de violência sexual, com a criação de canais de denúncia que permitam o acolhimento e o encaminhamento das vítimas. É esta a missão do Grupo VITA, que apresentou recentemente o seu primeiro relatório de atividades, bem como um “Manual de prevenção da violência sexual contra crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal”, ambos disponíveis em grupovita.pt. Todos juntos, vamos continuar a trabalhar por uma Igreja mais segura e protetora, que traga esperança e solidariedade a “todos, todos, todos”, conforme as palavras do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em 2023.