Foto "Mundo a Sorrir"

Este ano, 502 portugueses estão envolvidos em projetos de voluntariado missionário. “África, América do Sul, América Central, Ásia e Europa recebem 174 voluntários portugueses, distribuídos entre projetos de curta e longa duração”, lê-se numa nota da Fundação Fé e Cooperação (FEC), citada pela agência Ecclesia. Os restantes 328 voluntários desenvolvem atividades em Portugal.

“Trata-se de um número global mais alto face ao ano anterior, verificando-se uma ligeira descida no número de voluntários que parte para missões de longa duração”, refere a fundação, adiantando que a “grande maioria dos voluntários têm idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos”.

“Sessenta e sete por cento são estudantes ou têm outras ocupações profissionais ligadas às missões que integram; 13 por cento dedicam as suas férias a projetos de voluntariado internacional; 12 por cento são recém-licenciados, desempregados ou reformados; sete por cento pediram licença sem vencimento para partir em missão e os restantes cinco por cento desempregaram-se para partir em missão”, identifica a FEC.

Segundo a Fundação Fé e Cooperação, o “principal foco dos voluntários” é o trabalho com “crianças e jovens nas áreas da saúde, educação, formação e pastoral”, seguindo-se a “agricultura, a animação sociocultural, a construção de infraestruturas e a dinamização comunitária, entre outras necessidades sentidas no decorrer dos projetos”.