A campanha “Presentes solidários” está de volta. A iniciativa é promovida pela Fundação Fé e Cooperação (FEC) e parte este ano para a sua décima oitava edição. O catálogo de 2023 é constituído por dez presentes, com preços que variam entre os seis e os 170 euros.

Nesta edição, é possível proporcionar papas nutritivas e momentos culturais em Moçambique, contribuir para um sistema integrado de gestão de água em Portugal, fornecer almoços escolares em São Tomé e Príncipe, garantir livros em Angola, assegurar refeições diárias e medicamentos à Guiné-Bissau, adquirir sapatos e mochilas para Timor-Leste, levar maletas de aprendizagem ao Brasil, e garantir material escolar em Cabo Verde.

Todos os presentes doados “vão permitir apoiar comunidades nos oito países lusófonos”, afirma a FEC. A campanha materializa-se sob a forma de postais personalizados, que podem ser oferecidos como presente de Natal, e que fazem referência ao bem que se está a oferecer, em nome da pessoa presenteada. A campanha decorre até 6 de janeiro. Em 2022, foram comprados 1209 presentes, o que correspondeu a uma doação total de 21.353 euros.