O passeio de cicloturismo “A pedalar pela Área Metropolitana de Lisboa”, acontece este sábado, dia 23 de setembro. O percurso inicia às 09h00 no Parque da Fantasia, na Amadora, e contempla passagens pelos municípios vizinhos de Odivelas e Lisboa. O itinerário chega ao fim no Terreiro do Paço.

A propósito desta iniciativa, a Câmara Municipal da Amadora, destaca que a bicicleta “é cada vez mais uma alternativa para mobilidade urbana e uma solução para chegar mais rapidamente aos destinos ou evitar o trânsito”. “Existem muitos benefícios de pedalar bicicleta, como melhorar o bem-estar, economizar, articular com transportes públicos e promover experiências mais saudáveis.”

Segundo o município português, o percurso do passeio de cicloturismo é “acessível a todas as idades e níveis de utilizador”. A iniciativa acontece “numa ótica de promoção da mobilidade suave, da utilização da bicicleta, e da coordenação da mobilidade a nível intermunicipal e metropolitano”. O passeio surge no contexto da Semana Europeia da Mobilidade, enquadrando-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.