O Papa Francisco visita o Santuário de Fátima na manhã deste sábado, 5 de agosto. “Na mais curta deslocação de um Papa a Fátima, o Sumo Pontífice viaja de helicóptero de Lisboa para o novo heliporto de Fátima, fazendo o trajeto em papamóvel até à Capelinha das Aparições, onde, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, faz uma oração em silêncio. Duas crianças entregam-lhe flores, que o Papa vai colocar aos pés da imagem, oferecendo também um rosário de ouro”, referem os serviços de comunicação do templo mariano.

Encontro com reclusos e pessoas com deficiência

O Papa “preside depois à recitação dos mistérios gozosos do rosário”. “Na recitação do terço será acompanhado por 98 jovens com deficiência e jovens reclusos que, pela sua situação, não podem participar na JMJ em Lisboa. A este número acrescem 14 jovens portadores de deficiência que se deslocaram a Lisboa, apoiados pelo programa ‘Vem para o meio’”, que visa proporcionar férias a pais com filhos com deficiência.

“No total, 112 jovens e 128 acompanhantes estão com o Papa no terço, que será rezado por intenção dos jovens participantes na JMJ, dos jovens doentes e reclusos, pela paz e pelo Papa. Além de 20 pedidos individuais de jovens portadores de deficiência, vão estar dez jovens do Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II, de Fátima, 17 jovens do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima e seis da Casa do Bom Samaritano. O grupo inclui ainda 18 jovens da associação Silenciosos Operários da Cruz (SOC) de Itália (dois dos quais são colombianos) e 19 provenientes dos SOC da Polónia. Seis jovens reclusos da prisão-escola do Estabelecimento Prisional de Leiria e dois jovens colaboradores do Santuário de Fátima completam o grupo que vai rezar com o Papa.”

Rampa instalada na Capelinha

Para esta ocasião, a Capelinha das Aparições conta com uma rampa, “desde o local onde o papamóvel vai deixar o Santo Padre até ao presbitério”, explicam os serviços de comunicação do templo mariano, adiantando que as modificações se devem às “dificuldades de mobilidade do Santo Padre”. Além da instalação da rampa na Capelinha das Aparições, “os bancos corridos foram substituídos por cadeiras e por uma zona aberta destinada a acolher as cadeiras de rodas utilizadas pelos jovens portadores de deficiência que vão estar com o Papa”. Desta forma, a “lotação no espaço abrangido pela cobertura da Capelinha das Aparições é assim de 252 lugares, dos quais 46 dizem respeito a cadeiras de rodas”.

Após o terço, José Ornelas, bispo na diocese de Leiria-Fátima, e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, “dirige uma saudação ao Papa Francisco, que faz depois uma alocução aos fiéis presentes em Fátima. Após a bênção final, o Sumo Pontífice dirige-se de novo para o heliporto de Fátima, regressando de helicóptero a Lisboa.”