Festa, felicidade, alegria, amizade, carinho, sonhos, preocupações. Todos estes sentimentos estiveram presentes junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, quarta-feira, 2 de agosto, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Nesta zona da capital portuguesa os jovens podem confessar-se a um sacerdote, rezar numa capela instalada num jardim, participar em concertos, dançar, conhecer diversos movimentos religiosos e até refrescarem-se na fonte próxima do mosteiro.

Nos stands das congregações religiosas os jovens jogam, respondem a perguntas, escutam e partilham sonhos. Muitas das congregações representadas nos stands são missionárias, que estão presentes em vários países do mundo. A FÁTIMA MISSIONÁRIA deparou-se com a aproximação de um grupo de jovens junto do stand da congregação das Escravas da Eucaristia e da Mãe de Deus, manifestando de imediato o desejo de se colocarem ao serviço, de partirem em missão. Uma das jovens contou de imediato à religiosa que a acolheu que esteve um mês em missão em Timor-Leste, e que tinha o grande desejo de lá voltar.

Jovens de medicina e gestão, entre outras áreas, mostraram à irmã Ana Paula Lopes, o forte desejo de irem ao encontro de outros povos. A religiosa falou às jovens da possibilidade de rumarem a Timor-Leste, onde podem, nomeadamente, serem professoras em escolas da congregação. “Timor tem muitos jovens e precisa muito de jovens. Fazer voluntariado missionário dá outra bagagem. Dependendo da vossa formação, em Timor, por exemplo, vocês podem ser professoras. Não fiquem sentadas nos sofás. Levantem-se. Todos somos responsáveis. Tenham um coração grande”, apelou a irmã Paula, às jovens de Coimbra e do Porto.

As jovens partiram do stand de sorriso no rosto, com a esperança de poderem ser úteis e darem resposta às necessidades do mundo. No stand das irmãs do Amor de Deus, onde a irmã Goreti Domingues acolhe os jovens, é possível fazer o jogo da glória e descobrir mais sobre a missão daquela congregação. Nos stands são oferecidos livros, marcadores, pulseiras, folhetos e marcadores de livros. Aos jovens é dada esperança. O ambiente é de alegria.

Texto e fotos: Juliana Batista