Um grupo de cerca de 80 pessoas, ligadas ao Instituto Missionário da Consolata e que se preparam para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), dividiram-se em quatro grupos e foram visitar idosos de quatro lares de Fátima, na tarde de sexta-feira, 28 de julho. Os diferentes grupos visitaram a Residência Sénior Amor de Deus, o lar Fátima Sénior e a Fundação Arca da Aliança – Aldeia Intergeracional. O grupo que se dirigiu ao Lar Betânia foi acompanhado pela FÁTIMA MISSIONÁRIA.

O grupo da Consolata preparou-se para o momento, e os idosos também, recebendo os jovens com pequenas bandeiras com o logotipo da jornada. Os 104 anos de um dos idosos deixou de imediato todos surpreendidos. Ao grupo da Consolata foi explicado que o Lar Betânia é uma instituição religiosa, presente em vários locais, que também se dedica à infância e à família, e que aqueles idosos rezam há muito tempo por todos os participantes da JMJ.

Por sua vez, os membros do grupo missionário indicaram aos mais velhos o nome do país onde nasceram: África do Sul, República Democrática do Congo, Brasil, Essuatíni, Argentina, Colômbia e Portugal. Entre o grupo da Consolata estavam jovens, leigas missionárias da congregação, sacerdotes e religiosas. Os idosos e o grupo da Consolata entoaram diversos cânticos. Houve músicas em espanhol mas também em português, nomeadamente o hino da jornada – “Há pressa no ar” – que os mais velhos bem sabiam.

Com o propósito de deixar ao grupo da JMJ uma mensagem positiva, os idosos entregaram diversos balões com mensagens em português e em inglês, sobre a importância da amizade e do amor. Outro momento de interação entre os idosos e o grupo missionário aconteceu quando o lanche habitualmente distribuído pelo lar foi desta vez entregue aos mais velhos, pelos mais novos.

A entrega dos balões e do lanche foi uma ocasião para uns e outros se cumprimentarem e conhecerem melhor. Os idosos quiseram saber de onde vinham os mais novos, nomeadamente o seu país, o continente, e também como se chamavam. Com o grupo da Consolata, os mais velhos partilharam a sua vida, fazendo referência ao seu número de filhos. Entre uns e outros era possível escutar palavras de ânimo, incentivo, fé e consolação. A despedida aconteceu com a oração.

Carlos Balaguera, de 25 anos, natural de Bogotá, disse aos idosos que estava “muito feliz” ali estar. À FÁTIMA MISSIONÁRIA, explicou que o contacto com os mais velhos é uma ocasião para servir. “Estas são pessoas que necessitam de ajuda e nós estamos aqui para isso, para servirmos e para nos ajudarmos uns aos outros.”

Também a acompanhar este grupo esteve Janusa Moreira, do grupo Leigos Missionários da Consolata Brasil, que se demonstrou comovida ao perceber que aqueles idosos rezam pelo sucesso da jornada, pelo bem-estar dos jovens, e que se prepararam para a receção do grupo missionário com tanto zelo, cuidado e dedicação. “Foi uma emoção chegar ao lar e perceber que eles têm estado a rezar por quem está a caminho de Portugal. Muitos deles não podem andar, então eles rezam pelos que vão à jornada. Eles estão a interceder por nós, que estamos a caminho. Esta é uma riqueza muito grande da nossa Igreja. Eles são os que acolhem com o coração, e nós sentimos muito o fruto de tudo isso.”

Texto e fotos: Juliana Batista