Viviana Nunes, Psicóloga Clínica e Leiga Missionária da Consolata
O tempo de férias, de paragem, de afastamento do trabalho, é fundamental para recarregar energias, renovar objetivos e reforçar o ânimo. Contudo, planear e tirar férias também pode tornar-se exaustivo e bastante consumidor. Por isso, partilho convosco alguns pontos que considero fundamentais (e não exclusivos) para um “plano de férias com saúde”.
Tempo para mim 
É fantástico criar um plano de férias com as atividades para fazer, lugares para visitar, comidas para experimentar… Mas bons momentos passam pela boa gestão do tempo e sem expetativas defraudadas. Também existem muitas vantagens na espontaneidade e na surpresa do que pode surgir quando olhamos à volta sem procurar nada.
Contudo, cuidar de nós é desafiante: qual a medida certa entre o relaxamento e a atividade física? Entre o silêncio e as novas ideias? Não sei responder, mas acredito que é uma descoberta individual, e que encontramos a resposta quando nos sentimos bem, quando respiramos profundo e todo o nosso corpo fica com mais energia, equilíbrio e vontade de caminhar.
Férias com filhos 
Como mãe, não queria deixar de partilhar o desafio, a maravilha e as frustrações de passar esse tempo de descanso e renovação, acompanhado pela energia, adrenalina, ou pelo contrário, apatia e falta de motivação, daqueles seres que são tudo para nós… os filhos!
Férias com filhos? Claro que sim! Nem sempre sentimos a energia ou a originalidade que eles procuram em nós, mas também é importante que os filhos reconheçam as nossas fragilidades ou limites.
Só temos a ganhar com o abraço prolongado, profundo e sentido, com a troca de sorrisos e gargalhadas, e até com as chamadas de atenção. Aquele – “cuidado para não cair” – que significa “amo-te muito e não quero que te magoes”. Nas férias podemos descobrir as mudanças que aconteceram com os filhos durante o ano e que às vezes não são percetíveis na correria do dia-a-dia.
Férias com Deus 
Nem sempre conseguimos dedicar o tempo necessário para conversar com este Pai tão amoroso e presente. Contudo, as férias podem ser este caminho para o encontro, ou reencontro, calmo, dedicado e mesmo, exclusivo com Deus Pai. Basta arranjar o tempo, que Deus espera com o seu abraço paterno. Boas férias!