Foto: DR

Uma pizza com “proporções incomuns”, “equivalente a 400 pizzas ‘normais’”, com “sete metros de diâmetro”, vai ser “servida gratuitamente à população”, em “clima de festa”, a partir das 12h00 deste domingo, 9 de julho, no Jardim das Oliveiras, localizado junto à Torre dos Clérigos, no Porto.

A iniciativa é uma forma de assinalar os 250 anos da morte do arquiteto italiano da Torre dos Clérigos, e, por isso, a refeição tem como nome ‘Pizza Nicolau Nasoni’, sendo confecionada pelo mestre pizzaiolo Antonio Mezzero, “acompanhado de um staff de dez profissionais”, conforme indicam os serviços de comunicação da Irmandade dos Clérigos.

A confeção da ‘Pizza Nicolau Nasoni’ iniciou sábado, 8, terminando na manhã deste domingo. “Desafiámos António Mezzero para que empreste a sua mestria a um novo ‘monumento’ junto aos Clérigos, uma pizza com uns imponentes sete metros, homenagem a Nasoni pelas obras marcantes que deixou a Portugal, designadamente a Torre e Igreja dos Clérigos”, refere Manuel Fernando, presidente da Irmandade dos Clérigos.

“Numa altura do ano em que muitos portugueses se encontram de férias na cidade do Porto, este evento contribui, ainda, para criar relações de proximidade com todas as pessoas a esta grandiosa Torre. Um excelente motivo para juntar ícones de arquitetura e gastronomia, que irão contribuir para aumentar ainda mais a visibilidade turística desta cidade repleta de história”, sublinha o responsável.