Foto: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Mil cento e oitenta e oito alunos de 18 escolas do pré-escolar e primeiro ciclo de Vila Nova de Famalicão doaram milhares de brinquedos. Cada criança doou um brinquedo em bom estado para as lojas sociais do município, e um brinquedo estragado, velho ou que já não queria para a obra de Bordalo II.

A iniciativa aconteceu no contexto do projeto “Bordalinhos”, desenvolvido com as Eco-Escolas do concelho, com o propósito de alertar para o consumo excessivo de brinquedos e para a opção por brinquedos mais sustentáveis. Os brinquedos em mau estado deram forma a uma obra de arte com aproximadamente quatro metros de altura, da autoria do artista Bordalo II, e que integra a série “Big trash animals”. A construção dá forma a um musaranho, um pequeno e enérgico mamífero.

“Como este projeto teve uma forte participação das crianças, fez todo o sentido escolher um animal pequenino, enérgico e divertido, tal como elas. Pela sua aparência redondinha e cara peculiar, acreditamos que as crianças vão gostar bastante desta figura pequena agora transformada em escultura enorme – tal como elas, que também estão a crescer e um dia se tornarão grandes”, disse o artista, citado pelos serviços de comunicação do município do norte de Portugal. A criação artística pode ser conhecida no topo Sul da Praça Dona Maria II, na cidade de Vila Nova de Famalicão. A obra foi inaugurada na última segunda-feira, 5 de junho, data em que se assinalou o Dia Mundial do Ambiente.