Foto: Pedro Figueiredo

A Torre dos Clérigos, no Porto, é o local escolhido para assinalar, nesta sexta-feira, 2 de junho, diversos acontecimentos históricos, ocorridos em épocas diferentes, mas que viriam a unir-se na história da Igreja e daquele local emblemático da cidade invicta. Tal vai acontecer através de um concerto com o grupo “Ensemble Vivan”, às 18h30, e com uma dança aérea vertical com Paulina Almeida, pelas 21h30.

A Irmandade dos Clérigos lembra que a 2 de junho de 1732 foi lançada a primeira pedra da construção da Igreja dos Clérigos, e que é a 2 de junho que se celebra o Dia Nacional de Itália, onde a 2 de junho de 1691 nasceu Nicolau Nasoni, arquiteto que projetou a Igreja dos Clérigos.

O conjunto arquitetónico dos Clérigos é classificado como Monumento Nacional desde 1910. A sua igreja e a sua torre são “um dos principais pontos de interesse para todos os que visitam a cidade do Porto”, explica a Irmandade dos Clérigos, adiantando que a igreja e a torre “integram uma edificação do século XVIII, de inspiração barroca, que marcou a configuração urbana da cidade, localizada numa rua desnivelada, mas genialmente aproveitada por Nicolau Nasoni, que conseguiu criar um edifício de referência”.