A Organização das Nações Unidas (ONU) está a acolher a 18ª Sessão do Fórum sobre Florestas, promovida pelo Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), até à próxima sexta-feira, 12 de maio. O evento, que iniciou na última segunda-feira, 8 de maio, tem como propósito “aumentar a área de florestas protegidas no mundo e reforçar a sua administração sustentável”, referem os serviços de comunicação das Nações Unidas.

Lachezara Stoeva, presidente do ECOSOC, destacou, na abertura do fórum, que as florestas são ecossistemas que “reduzem inundações, deslizamentos, avalanches, tempestades de areia e outros desastres naturais”. Para a responsável, as decisões deste fórum “podem contribuir com o avanço de muitos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que precisam de ser alcançados até 2030”.

Por sua vez, Li Junhua, subsecretário-geral do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU, disse na sua intervenção que a “expansão da agricultura comercial é responsável pela maior parte do desflorestamento”, sendo que anualmente, “sete milhões de hectares de florestas naturais são convertidos para outros usos”.

De acordo com os especialistas do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU, as “doenças zoonóticas representam 75 por cento de todas as doenças infeciosas emergentes e, geralmente, ocorrem quando paisagens naturais, como florestas, são alvo de desflorestação”. O departamento das Nações Unidas estima que “dois biliões de hectares de terras degradadas em todo o mundo tenham potencial para serem restauradas”, pelo que “revitalizar as florestas degradadas é fundamental para atingir a meta da ONU de aumentar a área florestal global em três por cento até 2030”. Tal “também ajudaria os países a criar novos empregos, prevenir a erosão do solo, proteger as bacias hidrográficas, mitigar as mudanças climáticas e salvaguardar a biodiversidade”.