Foto: DR

Cerca de 40 mil voluntários vão estar este fim de semana, dias 6 e 7 de maio, a recolher os donativos de cidadãos, em cerca de duas mil superfícies comerciais espalhadas por todo o país, no âmbito de uma nova edição da campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, que decorre com o tema “Juntos, vamos alimentar a esperança”. Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, refere que “estas campanhas são muito importantes para mobilizar a sociedade, sobretudo numa altura em que a situação está muito difícil para muitas famílias”.

“No ano passado, os 21 Bancos Alimentares ajudaram cerca de 400 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, e este ano há muitas mais que carecem de ajuda”, refere a responsável, destacando “o apoio de tantos voluntários e doadores, que participam nestas ações e dão assim corpo à criação de uma verdadeira e real rede social de solidariedade e de entreajuda, numa verdadeira manifestação da força”.

As pessoas que pretendam dar o seu contributo para a campanha devem aceitar um saco do Banco Alimentar à entrada do supermercado, e colocar nele bens alimentares não perecíveis, entregando-os depois aos voluntários, à saída. “Os produtos são depois encaminhados para os armazéns do Banco Alimentar de cada região, onde são pesados, separados e acondicionados para serem entregues às entidades beneficiárias. A distribuição começa de imediato, garantindo que tudo chega à mesa de quem precisa”, refere a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) promotora da iniciativa.

“Os 21 Bancos Alimentares, em parceria com cerca de 2.600 instituições e entidades que atuam no terreno, distribuem diariamente bens alimentares a mais de 400 mil pessoas em Portugal”, refere a instituição de caridade. A campanha estende-se até 14 de maio, através de vales disponíveis nos supermercados, e também online.