Foto: Nuno Veiga/LUSA

As exéquias do comendador Rui Nabeiro, falecido no último domingo, aos 91 anos de idade, acontecem esta terça-feira, 21 de março, na Igreja Matriz de Campo Maior, a partir das 12h00. A presidir à cerimónia vai estar Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora.

“Sendo um homem simples, com uma inteligência arguta e uma visão muitíssimo apurada, vendo muito longe, teve sempre um coração de povo. Nunca deixou de ser do povo”, refere o prelado, numa mensagem citada pela agência Ecclesia. Numa mensagem gravada em vídeo, o arcebispo de Évora lembra Rui Nabeiro como um “homem bom”, que conseguiu fazer “da empresa uma família”, e que se destacou pela “solidariedade fraterna”.

Francisco Senra Coelho disse associar-se à mensagem divulgada por Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa. “Num tempo económica e socialmente desafiante, o exemplo de Rui Nabeiro, na sua preocupação social e participação cívica, com a comunidade e com o país, devem ser um exemplo e uma inspiração para todos quantos podem devolver à sociedade um pouco daquilo que esta lhes deu”, referiu o chefe de Estado português. Rui Nabeiro nasceu a 28 de março de 1931, em Campo Maior, no distrito de Portalegre.