Foto: Helpo

Cento e setenta cabazes de alimentos foram entregues a 159 famílias refugiadas no concelho de Cascais, que perfazem um total de cerca de 500 pessoas. A iniciativa foi promovida pela Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação Galp.

A doação aconteceu no final da última semana, a 6 de janeiro, véspera do Natal Ortodoxo, e contou com a presença de António Perez Metelo, da Helpo, Sandra Aparício, da Fundação Galp, e Carla Semedo, vereadora da Câmara Municipal de Cascais. A distribuição dos bens revelou-se “muito emotiva” e envolveu “muitos sorrisos, numa época muito especial para os cristãos ortodoxos, que assim puderam sentir o carinho e a ajuda de quem os recebe, simbolizados num cabaz alimentar que ajuda a reconfortar esta época festiva”, destaca a Helpo, em comunicado.

As famílias beneficiadas são, na sua “grande maioria ucranianas, mas também afegãs e sírias, identificadas pela Helpo e pelo município com estando em vulnerabilidade social”. O cabaz doado continha “carne, legumes, fruta, azeite, queijo e outros bens alimentares essenciais”. A oferta aconteceu “ao abrigo do programa da Galp de apoio à Ucrânia e aos refugiados ucranianos, com um valor global de 6,5 milhões de euros”.