O Dia Internacional da Solidariedade Humana é celebrado esta terça-feira, 20 de dezembro. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a data é uma ocasião para “celebrar a unidade na diversidade e lembrar aos governos que devem respeitar os seus compromissos com os acordos internacionais”.

A efeméride é também uma oportunidade para “consciencializar a população sobre a importância da solidariedade e estimular o debate sobre as formas de promover a solidariedade para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo a erradicação da pobreza”.

O dia é ainda um momento para “incentivar novas iniciativas para a erradicação da pobreza”, conforme indicam os serviços de comunicação das Nações Unidas, lembrando que “cerca de 34 por cento das famílias africanas vivem abaixo do limiar da pobreza”. A este propósito, a ONU recorda que Agenda de Desenvolvimento Sustentável “é centrada nas pessoas e no planeta, sustentada pelos direitos humanos e apoiada por uma parceria global determinada a tirar as pessoas da pobreza, fome e doenças”.