A partir das 17h00 deste sábado, 24 de dezembro, uma equipa de acolhimento vai estar na Rua Camilo Pessanha, 42, para receber “quem não quer estar só na ceia de Natal”. A generosidade de diversas pessoas voluntárias e a abertura de portas da Associação Nun’Álvares de Campanhã (ANC) vão tornar possível mais uma edição do “Natal dos sós”, que terá lugar na Casa dos Girassóis, nas proximidades da Praça da Corujeira, em Campanhã, no Porto.

 

O “Natal dos sós” acontece desde 1987 por iniciativa da paróquia de Campanhã, com o propósito de reunir “aqueles que não aguentam a solidão dessa noite e querem fazer ‘família’ connosco na ceia tradicional de Natal”, explicam os promotores da iniciava, em comunicado. “O ambiente é simples, sossegado e todos se sentem bem”, adiantam.

 

Às 19h00 faz-se a evocação do Natal de Jesus, escuta-se a mensagem da junta de freguesia e da ANC, e ouvem-se poemas e cânticos de Natal protagonizados pelo coro paroquial. Depois é servida a ceia. “Uns vêm para receber e outros para dar, mas, no fim, é difícil saber quem se sente mais feliz”, referem os promotores do encontro, que reúne pessoas de variadas origens e estatuto sociais. “Seremos gente que procura fazer, nessa noite, uma experiência de família”, referem. Pelas 22h00 tem lugar o regresso a casa, com o apoio dos chamados “Anjos do Natal”, voluntários que surgem com os seus carros para transportar cada pessoa até sua casa.