Foto: Miguel A. Lopes / Lusa

Ao longo do último fim de semana, os clientes dos supermercados de Portugal doaram 2.086 toneladas de alimentos, de acordo com o Banco Alimentar Contra a Fome. Comparando com igual período do ano passado, os alimentos agora oferecidos representam um aumento de 24 por cento, o equivalente a cerca de mais 405 toneladas de alimentos.

“É uma extraordinária expressão de solidariedade dos portugueses que foram às compras e que quiseram partilhar com os mais carenciados da sua região, aquilo que levavam para sua casa”, disse Isabel Jonet, destacando que a atual inflação e o aumento das taxas de juro resulta em novos pedidos de apoio.

“Temos recebido cerca de 30 a 35 pedidos de apoio alimentar por dia. Temos mais pedidos a título individual e também por parte das instituições de solidariedade social porque elas próprias têm encargos com a alimentação que servem nos lares, nas creches e ainda mais despesas com o combustível e a energia”, referiu a presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, em declarações à Rádio Renascença.

“Esta solidariedade que foi expressa nesta campanha é extraordinária ao revelar que as pessoas com mais carências não precisam de perder a esperança porque há um conjunto de portugueses que não querem que haja situações de rutura social”, disse a responsável. Até 4 de dezembro, continua a ser possível contribuir para esta campanha, através da compra de vales em supermercados, e também no portal de doações online.