Entrega de alimentos no Brasil | Foto: FEC

A quantia reunida na última edição da iniciativa “Presentes solidários”, promovida pela Fundação Fé e Cooperação (FEC), permitiu “angariar 1.375 presentes, que beneficiaram mais de 1.800 pessoas nos oito países lusófonos”, refere a organização, em comunicado.

As doações realizadas por todos os que participaram na campanha permitiram comprar 320 sacos de cimento para a Guiné-Bissau, 309 pares de sapatos e mochilas para Timor-Leste, 299 cestas de alimentos para o Brasil, 62 chapas de zinco para Cabo Verde, 183 artigos de material escolar para Moçambique e 64 kits escolares para Angola. As ofertas permitiram também adquirir 15 equipamentos para jovens angolanos frequentarem um curso de eletricidade, 39 colchões para São Tomé e Príncipe, 58 bolsas de voluntariado para Portugal, e 26 mantas e material de construção para Moçambique.

Através do site da campanha “Presentes solidários”, que tem como mote “Dar a duplicar!”, é possível ver fotografias e vídeos da entrega destes bens, e conhecer com maior detalhe os lugares e as pessoas que estão a beneficiar com estes bens. Existente desde 2006, esta ação tem permitido “apoiar as comunidades dos países lusófonos com bens concretos”, refere a FEC, adiantando que “nas 15 edições da campanha, graças à solidariedade de todos os doadores, foram entregues 42.125 presentes que apoiaram comunidades vulneráveis nas áreas da saúde, educação, habitação, alimentação, entre outras, num total de 578.549,00 euros angariados”.