Preparação de artigos para a "Venda de Natal solidária" | Foto: Fundação Madre Sacramento - EEP

No contexto da quadra natalícia que por esta altura começa a ser celebrada de variadas formas em diversos pontos do mundo, inicia esta segunda-feira, 21 de novembro, uma “Venda de Natal solidária”. Esta iniciativa, que parte agora para a sua 13ª edição, vai estar a decorrer até ao dia 21 de dezembro, sempre na Praça de Maio, na cidade de Coimbra. Os transeuntes podem conhecer os objetos para venda entre as 10h00 e as 18h00.

A quantia reunida através desta ação de solidariedade “reverte na totalidade para o projeto Estrutura de Emprego Protegido (EEP), para o pagamento dos salários (nomeadamente das pessoas acompanhadas pela Equipa MICAELA e que estão em processo de abandono da prostituição) e demais despesas do projeto”, explicam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.

A iniciativa é promovida pela EEP, da Equipa MICAELA, que tem a sua origem na Fundação Madre Sacramento. O nome “Micaela” deve-se a Maria Micaela, nascida em Madrid, a 1 de janeiro de 1809, que se dedicou a “libertar e promover a mulher oprimida pela prostituição”. Maria Micaela “deslocava-se aos ‘prostíbulos’, no centro de Madrid, propondo às mulheres um novo projeto de vida”. Em 1856 fez nascer a Congregação das Religiosas Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento e da Caridade. Maria viria a falecer a 24 de agosto de 1865, em Valência, Espanha.