Está em curso a campanha “Natal solidário 2022”, que tem como mote “Há mais alegria em dar do que em receber”, e que propõe o apoio a famílias na quadra natalícia. A iniciativa é anual, e é tradicionalmente dinamizada pelo Centro de Apoio Social (CAS), da Cáritas Diocesana de Coimbra. O objetivo é “angariar bens para rechear os cabazes de Natal que serão entregues a cerca de 200 famílias em situação de carência económica”, conforme explica a organização humanitária da Igreja Católica, em comunicado.

Pretende-se que os cabazes tenham um conjunto variado de bens, como massas, arroz, bolachas, cereais, mel, óleo, azeite, feijão, grão-de-bico, atum, salsichas, fruta em calda, legumes congelados, produtos hortícolas, bolo-rei, bacalhau, papel higiénico, pasta de dentes, guardanapos, lenços de papel, gel de banho, champô e fraldas. Também é possível doar brinquedos, para os cabazes de famílias com menores.

Alimentos, produtos de higiene e brinquedos podem ser entregues na sede da Cáritas de Coimbra, até ao próximo dia 16 de dezembro. Os responsáveis pela Cáritas Diocesana de Coimbra agradecem a “generosidade de todos” os que possam dar o seu contributo. No ano passado, a Cáritas de Coimbra distribuiu 203 cabazes, que apoiaram 710 pessoas, incluindo 306 crianças.