Com o propósito de ajudar as pessoas em dificuldades no Líbano e na Síria, a fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) decidiu lançar uma campanha de Natal para reunir fundos para apoiar estas populações. A campanha de ajuda de emergência é intitulada “Líbano e Síria: dias do fim?”

Ambos os países vivem uma crise económica, e, segundo Catarina Martins de Bettencourt, diretora do secretariado português da fundação AIS “há famílias que passam fome se não for a Igreja a apoiá-las”. A situação “é insustentável”, lamentou a responsável, citada pelo departamento de informação da fundação AIS.

De acordo com Catarina Bettencourt, no Líbano, “muitos dos principais hospitais não conseguem manter as suas portas abertas, pondo em perigo a vida de muitos pacientes, e os salários da maioria das famílias é já insuficiente para pôr comida na mesa para os seus filhos”. Também os sírios “vivem uma situação asfixiante”, sendo que o “custo de vida básico duplicou quatro ou cinco vezes” no país.

A propósito da situação dramática vivida nestes dois países, a fundação AIS lançou uma pequena revista, onde podem ser lidas histórias verídicas de pessoas “que já não conseguem sobreviver sem a ajuda da Igreja”, conforme indica a própria organização, em comunicado.