Este mês de outubro inicia o “processo de transformação de mobilidade no concelho de Oeiras, através do funcionamento de uma rede de 200 pontos de partilha de trotinetes elétricas, dispersos por todo o território municipal”, referem os serviços de comunicação da autarquia.

Segundo a edilidade, este é “apenas o início do caminho a que o município de Oeiras se propôs no âmbito da mobilidade suave, prevendo-se que este número de pontos de partilha possa aumentar, consoante as necessidades identificadas”. De acordo com o município português, “as trotinetes elétricas têm registado uma procura acentuada devido aos benefícios ambientais, aliados à facilidade de transportes e deslocação rápida, justificando-se a aposta do município enquanto solução de mobilidade urbana”.

No início do próximo ano prevê-se a implementação do “primeiro sistema de bikesharing (partilha de bicicletas)”, também em Oeiras, que ganhará forma através da instalação de “cinco estações”. Pretende-se que ao longo de 2023 o conceito seja alargado a todo o território, partilhando os “pontos Move”. Está também identificada a “necessidade de ampliar a rede de ciclovias já existente em cerca de 50 quilómetros, sendo que muitos dos necessários projetos já evoluíram para a fase de projeto de execução”, adianta a autarquia.