Cidadãos residentes em Portugal entregaram mais de 21 milhões de embalagens de bebidas nas máquinas de devolução desde o início de vários projetos nacionais. “Com o material recolhido são produzidos materiais reciclados de elevada qualidade para a incorporação em novas garrafas de bebidas, promovendo assim a sustentabilidade ambiental e a economia circular no país”, explica o portal Green Savers.

Devido à grande adesão dos cidadãos, as iniciativas “Quando do velho se faz novo” e “Bebidas + circulares”, promovidas pelo consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), vão ser estendidas por mais seis meses, prolongando-se até ao final do ano.

Para participarem nestas ações, as pessoas podem dirigir-se até uma das máquinas de devolução disponíveis em diferentes locais indicados no site de cada uma, depositar as embalagens e garrafas, conseguindo um talão com um código que deve ser registado na plataforma online. Cada uma das embalagens vale um ponto e em cada talão está estabelecido o valor de pontos correspondente à quantidade de garrafas depositadas. Os pontos obtidos podem ser convertidos em prémios que apelam a comportamentos cada vez mais sustentáveis.

Tagged: