Perante o problema do lixo nas ruas que estava a afetar a qualidade de vida na comunidade da Boa Morte, em São Tomé e Príncipe, a população decidiu implementar um modelo de recolha comunitária de resíduos sólidos urbanos, a que deu o nome de “Projeto bairro limpo”.

A iniciativa está a permitir a recolha de “1200 quilos de resíduos” por semana e a realização de ações de sensibilização, que já chegaram até “3000 habitantes”. O projeto abrange “seis zonas” daquela comunidade, e já levou à instalação de “13 caixotes de lixo” e de “dois compostores comunitários”.

A ação está a ser apoiada pela ONGD católica Leigos para o Desenvolvimento, presente naquela região de São Tomé e Príncipe. Com o objetivo de ajudar a população a levar a cabo o “Projeto bairro limpo”, a ONGD encontra-se a dinamizar uma campanha online de angariação de fundos. “Faça parte desta força comunitária, o seu apoio é fundamental. Ajude o Bairro da Boa Morte a ser um bairro limpo. Um eco-bairro. Uma eco-comunidade”, apelam os Leigos para o Desenvolvimento.