Depois de uma interrupção de dois anos devido à pandemia da covid-19, o serviço de catequese da diocese de Leiria-Fátima dinamiza este sábado, 7 de maio, o Encontro Diocesano de Adolescentes (ENDIAD), com o tema “Dispostos ao Sim”. O evento decorre na Cova da Iria, entre as 09h00 e as 18h00.

A iniciativa reúne “mais de 900 jovens adolescentes a que se juntam os seus cerca de 200 catequistas”, referem os serviços de comunicação da diocese de Leiria-Fátima, adiantando que os cerca de 1100 participantes “correspondem aos 116 grupos inscritos que são provenientes de mais de metade das paróquias” da diocese de Leiria-Fátima. O evento será possível “com a ajuda de inúmeros voluntários”.

O encontro será uma ocasião para “fazer o lançamento” para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai realizar-se de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa. Durante a manhã, as atividades serão “realizadas autonomamente”, por cada grupo de participantes, com recurso a “dispositivos móveis, para a leitura de códigos QR, localizados em oito pontos diferentes” do recinto do Santuário de Fátima. À tarde, vai estar em foco a JMJ, com os grupos a envolverem-se em diversas dinâmicas, organizadas por jovens que integram os Comités Organizadores Vicariais (COV).

A Eucaristia que marcará o dia terá lugar na Basílica da Santíssima Trindade, às 11h00, e será presidida por José Ornelas, bispo na diocese de Leiria-Fátima. A festa da atividade vai acontecer no grande auditório do Centro Pastoral Paulo VI, entre as 17h00 e as 18h00, e vai contar com a atuação do grupo musical “Banda Missio”, que “animará todos os participantes, nomeadamente com a interpretação do tema que é hino da Jornada Mundial da Juventude do próximo ano”.