Foto: Paulo Novais | LUSA

A Semana Nacional Cáritas tem início pelas 16h00 deste sábado, 12 de março, com um concerto solidário no Capitólio (Parque Mayer – Lisboa). O espetáculo vai decorrer com o lema “Todos temos o talento de melhorar a vida de alguém”, e vai reunir um “grupo de cantores que participaram num conhecido programa de televisão para jovens talentos e cujas verbas angariadas vão reforçar a ação da rede Cáritas juntos dos mais vulneráveis”, refere a organização humanitária da Igreja Católica.

No dia seguinte, 13 de março, arranca o “Peditório nacional público” promovido pela organização, que se irá prolongar até ao domingo seguinte, dia 20. O peditório terá lugar nas ruas, mas também vai decorrer em formato online. Após dois anos de pandemia, os “voluntários da rede nacional Cáritas voltam a estar presentes nas ruas e grandes superfícies comerciais”, realça a instituição.

No decorrer desta semana está ainda prevista a apresentação do relatório europeu “Mercados de trabalho inclusivos”, que terá lugar quinta-feira, 17 de março, pelas 11h00, na paróquia de São Julião da Barra, em Oeiras. “Esta edição do relatório ‘Cáritas CARES’ centra-se nos desafios a ser urgentemente encarados pela União Europeia e estados-membro para tornar os mercados de trabalho mais inclusivos e acessíveis, como ponto de partida esta o modelo social sustentável da rede europeia da Cáritas”, adianta a organização.

Destino das doações

A Cáritas Portuguesa explica que todas as ofertas reunidas no peditório público serão utilizadas para “reforçar a capacidade de resposta da Cáritas a todos” os que procuram a instituição. Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, destaca a importância da ação. “Estamos conscientes de que os próximos anos serão muito desafiantes para todos. Seja a população portuguesa, sejam todos os que estão a chegar devido ao conflito na Ucrânia. A Cáritas quer estar preparada para ter uma resposta e ser esperança para aqueles que contam com a nossa ajuda”, refere a responsável.

A organização adianta que a “guerra na Ucrânia está já a ser vivida por todos nós e sabemos que novos desafios nos serão colocados e que a Cáritas terá de responder mais uma vez com entusiasmo e empenho”. “Num país ainda a sair de uma pandemia, a rede nacional Cáritas apoiou perto de 120 mil pessoas em atendimento social, para além de todos os que estão integrados nas respostas sociais e projetos promovidos localmente em todo o país pelas Cáritas Diocesanas. Através do programa nacional de resposta à covid-19, foram apoiadas 18 mil pessoas”, indica a organização, que convida a população a “ajudar a rede Cáritas em Portugal”.