Foram doados 30 computadores à Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). A doação destes equipamentos visa contribuir para a “melhoria da capacidade de resposta nos processos de acolhimento de refugiados”, conforme explica a própria organização, em comunicado.

Recorde-se que nos últimos anos a Cruz Vermelha Portuguesa “acolheu mais de 480 refugiados” no âmbito de Programas de Recolocação e Reinstalação de Refugiados. Atualmente, a organização tem em curso projetos como “Cuidar, Agir, Responsabilizar, Educar” e “Novo Espaço de Acolhimento a Refugiados”, estando ainda envolvida no desenvolvimento do jogo “A travessia dos migrantes”.

A doação foi feita pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), no contexto da “promoção da sua responsabilidade social”. O donativo surge “enquadrado na área da cidadania”, e desta forma, a instituição de ensino pretende associar-se a “boas causas, numa matéria que se destaca como uma preocupação global na Agenda Europeia”.