O Dia Internacional em Memória e Tributo às Vítimas de Terrorismo é assinalado este sábado, 21 de agosto, com o tema “Conexões”, em resultado das formas criativas que as vítimas de terrorismo encontraram para se manterem em contacto durante a pandemia, explica o Gabinete Contra-Terrorismo da Organização das Nações Unidas (ONU).

O organismo da ONU convida a comunidade internacional a estabelecer conexões e a solidarizar-se com as vítimas de terrorismo. Aos Estados-Membros, o Gabinete Contra-Terrorismo pede para que aprendam entre si e partilhem boas práticas, “assegurando que as necessidades das vítimas são garantidas e os seus direitos efetivos”.

A propósito desta efeméride, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) afirma que se associa a esta data. Através da Unidade de Apoio à Vitimação em Massa, este organismo português explica que “apoia vítimas de terrorismo, suas famílias e amigos, para além de estabelecer parcerias nacionais e internacionais que facilitem o aumento e a partilha de conhecimento, boas práticas e o estabelecimento de procedimentos de apoio centrados nestas vítimas de especial vulnerabilidade, nas suas necessidades e direitos, a curto, médio e longo prazo”.