Nos últimos dois anos, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) “apoiou um total de 3.122 pessoas idosas vítimas de crime e de violência, tendo ocorrido um decréscimo de 4,1 por cento entre 2021 e 2022”, indica o mais recente relatório de estatística daquela organização nacional sobre pessoas idosas vítimas de crime e de violência.

“No que diz respeito ao perfil da vítima, esta é geralmente do sexo feminino (cerca de 76,6 por cento), com idades compreendidas entre os 65 e os 74 anos (49,3 por cento). Já o autor do crime é em cerca de 52,7 por cento das situações do sexo masculino e com uma média de idades acima dos 65 (17 por cento). Em 29,1 por cento dos casos, a vítima é pai ou mãe do autor do crime”, lê-se num comunicado da APAV.

O novo relatório de estatística da APAV sobre pessoas idosas vítimas de crime e de violência, foi divulgado a propósito do Dia Internacional da Pessoa Idosa, assinalado domingo, 1 de outubro. Esta associação nacional dedica-se a apoiar pessoas idosas e suas famílias, prestando “apoio jurídico, psicológico e social”, nomeadamente através da Linha de Apoio à Vítima, com o número 116 006.