Foto MSF / Leonora Baumann

“Diálogos Sem Fronteiras” é o nome de uma série de conversas online, que arranca esta quinta-feira, 11 de março. A iniciativa terá lugar entre as 18h00 e as 20h00, sendo dinamizada pelos Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Portugal e vai incidir sobre a realidade moçambicana.

A sessão será uma ocasião para abordar a “resposta a emergências no país, como desastres naturais, conflitos armados, pessoas deslocadas internamente e acesso à saúde na ótica da assistência humanitária”, indicam os serviços de comunicação dos MSF, que detêm, naquele país africano, uma equipa de resposta à Covid-19.

Entre os projetos de saúde aplicados no terreno pela organização humanitária estão “atividades para pessoas com VIH em Maputo e na Beira”, prestação de assistência médica, fornecimento de “água potável, saneamento e provisões essenciais a populações deslocadas pelo conflito na província de Cabo Delgado”.

O encontro será uma ocasião para escutar Alain Kassa, chefe de missão dos MSF em Moçambique, António Rodrigues, jornalista no Público, João Antunes, representante da MSF em Portugal, e Zenaida Machado, investigadora da Divisão África da Human Rights Watch para Angola e Moçambique. A participação no evento é gratuita, mas os interessados devem proceder à sua inscrição online.

Tagged: