O hino oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 será divulgado esta quarta-feira, 27 de janeiro, dois anos depois do Papa Francisco ter anunciado, no Panamá, a escolha de Portugal como país anfitrião de um dos maiores encontros internacionais da Igreja Católica. Devido às atuais restrições provocadas pela pandemia, a sessão decorrerá através das redes sociais da JMJ e do site lisboa2023.org, a partir das 11h00.

Para o dia 27 de janeiro, estava inicialmente agendada a celebração de acolhimento dos símbolos da JMJ, que foi suspensa, por causa da pandemia. Recorde-se que a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram entregues à delegação portuguesa a 22 de novembro de 2020, domingo de Cristo-Rei, numa celebração presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano. Desde que chegaram a Lisboa, os símbolos têm permanecido na Sé de Lisboa e, assim que for possível, iniciarão uma peregrinação pelos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), comunidades portuguesas, Espanha e dioceses de Portugal.

A JMJ reúne normalmente mais de um milhão de jovens de todo o mundo, que se encontram entre si e com o Papa, para momentos de oração, celebração, festa e cultura. Realiza-se desde 1985 e foi instituída pelo Papa São João Paulo II. Inicialmente agendada para o verão de 2022, a edição em Lisboa foi adiada para o verão de 2023, devido ao contexto pandémico internacional.