Peregrinos no Parque Tejo | Foto: João Mato | JMJ 2023

Um milhão e meio de peregrinos de todo o mundo encontram-se no Parque Tejo, em Lisboa, a participar na vigília da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que conta com a presença do Papa Francisco, neste sábado, 5 de agosto. Muitos dos fiéis começaram a chegar ao Parque Tejo ao final da manhã, passando toda uma tarde ao sol, sob altas temperaturas, mas sempre em espírito de festa, alegria, entusiamo e brincadeiras diversas para passar o tempo.

As imagens que mostram os peregrinos num território tão vasto são avassaladoras, inéditas em Portugal, e impressionam pela sua dimensão. O Sumo Pontífice chegou ao Parque Tejo de papamóvel, sendo efusivamente saudado por todos os peregrinos que se conseguiram aproximar. Aos peregrinos, o Santo Padre procurou deixar uma mensagem de ânimo, alento e esperança, face às adversidades que se apresentam na vida, e que foi de encontro ao tema da jornada, que é “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

“Maria vai porque ama. E quem ama voa, corre e alegra-se. Isto é o que o amor nos faz fazer”, disse o Papa. “Porque a alegria é missionária. A alegria não é só para um”, sublinhou, apelando também à ajuda ao próximo. “O único momento em que é lícito olhar uma pessoa de cima para baixo é para ajudá-la a levantar-se”, referiu. Grande parte das pessoas presentes no Parque Tejo tem consigo o seu saco-cama, para pernoitar no espaço. A jornada chega ao fim este domingo, 6 de agosto, com a Missa de envio que será celebrada naquele espaço, sob a presidência do Papa Francisco.