Foto: Câmara Municipal de Braga

Treze freguesias do concelho de Braga foram alvo de uma ação de limpeza, que permitiu recolher “1.312,08 toneladas de resíduos sólidos”, conforme indicam os serviços de comunicação municipais. A iniciativa chegou até às freguesias de Priscos, Tebosa, São Paio D’Arcos, Figueiredo, Tadim, São Vicente, Sequeira, Nogueira e Lamaçães, Mire de Tibães, Crespos, Sobreposta e Palmeira. A ação aconteceu no âmbito do Programa de Valorização Ambiental das Freguesias, promovido pelo município de Braga.

Altino Bessa, vereador do ambiente, alerta para a problemática da existência de lixeiras em diversos pontos do concelho, onde é possível encontrar “todo o tipo de resíduos, desde eletrodomésticos, pneus e colchões a entulho das obras, entre outros”. O edil explica que a deposição destes resíduos mostra “comportamentos errados que, além de prejudicarem a paisagem e o ambiente e representarem uma despesa para os contribuintes, levam outras pessoas a depositarem também o seu lixo, criando assim lixeiras de maiores dimensões”.

Segundo Altino Bessa, a ação de limpeza teve também como propósito “sensibilizar a população para a necessidade de adoção de práticas ambientais responsáveis e promover a educação ambiental das populações, principalmente dos adultos que, por via dos seus comportamentos, transmitem aos mais novos comportamentos errados”. O vereador sensibiliza os cidadãos para a necessidade de “cuidar da paisagem, do ambiente e da qualidade de vida no concelho”.