Seiscentos e cinquenta cidadãos carenciados de Cascais foram beneficiados com a entrega de 120 cabazes de Natal. Os bens foram entregues através das Irmãs Vicentinas da Igreja de Bicesse, com o apoio do município de cascais, da Junta de Freguesia de Alcabideche e de um grupo empresarial.

No concelho de Cascais, foram várias as iniciativas que tiveram lugar no último fim de semana, com o objetivo de apoiar os mais vulneráveis. Disso exemplo foi também um almoço informal de convívio com pessoas sem-abrigo, que teve lugar no recentemente inaugurado Centro de Recursos para Pessoas Sem-Abrigo, na Adroana. Além da refeição, o encontro ficou marcado por “alguns presentes que vêm alegrar esta quadra natalícia”, conforme destacam os serviços de comunicação municipais.

Por sua vez, as instituições que intervêm no Largo Alice Cruz e Bairro de Cabeço de Mouro, em São Domingos de Rana, juntaram-se por um Natal celebrado em comunidade. Nesse sentido, a Fundação Champagnat, o Centro de Apoio ao Sem Abrigo e a Associação Realiza distribuíram cabazes constituídos por “brinquedos e alguns doces para alegrar e confortar as famílias” daquele bairro.

Todo este conjunto de ações revela-se especialmente importante perante os casos de pobreza na região. “Antes da pandemia a autarquia estava a apoiar do ponto de vista alimentar 1500 famílias, passámos rapidamente para a ajuda a 4500 famílias e agora estamos a lançar mais programas para apoiar mais 1500 famílias. Se não fosse toda a Rede Social que temos no concelho, que colabora com a câmara, não conseguiríamos chegar a tanta gente e, por isso, tenho de agradecer a todos os voluntários que fazem parte das associações que a integram”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.