Foto: "Missão Dimix"

Na reta final de 2020, a Escola de Praia-Rei, em São Tomé Príncipe, foi alvo de uma reabilitação que a tornou num espaço mais adequado ao ensino e aprendizagem. As intervenções deveriam contribuir “para que deixasse de chover na sala de aula, entre outras questões urgentes para o conforto de todas as crianças e educadores”, explicam os envolvidos no projeto.

Após a realização de campanhas de angariação de fundos e da solidariedade de pessoas amigas, foi possível comprar os materiais necessários à intervenção. A etapa seguinte tornou-se uma realidade graças à “união da comunidade escolar”, a qual, “em regime de voluntariado”, se juntou “a cada sábado e domingo para esta reabilitação”.

A reação das crianças às intervenções deixou enternecidos todos os envolvidos. “Imaginem as crianças a chegarem a escola e as salas de aula estarem mais confortáveis e bonitas, algo que muito nos alegra. Apadrinhar a ‘Escola de Praia-Rei’ é uma das ações que mais nos deixa felizes ter conseguido realizar em 2020”, referem os elementos da Missão Dimix, uma organização não governamental (ONG) especialmente voltada para a prestação de apoio e cuidados às crianças de São Tomé Príncipe.