Em Trás-os-Montes, são várias as instituições sociais da Igreja e os agentes pastorais da diocese de Bragança-Miranda que se encontram a dinamizar campanhas de Advento e de Natal, com o objetivo de ajudar aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade económica e social. Este ano, as ações de solidariedade assumem uma importância ainda mais acentuada, devido aos efeitos das medidas de contenção da Covid-19.

Umas dessas ações é designada “Natal de proximidade”, e desafia alunos, docentes e funcionários do Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Bragança a depositar alimentos não perecíveis, artigos de higiene, calçado e vestuário nas caixas adequadas a esse efeito, que se encontram na sala de convívio dos alunos. As ofertas destinam-se a “dez alunos (e respetivas famílias) do escalão A”, e podem ser feitas até ao próximo dia 18 de dezembro, conforme indicam os serviços de comunicação da diocese de Bragança-Miranda.

Já os elementos da reitoria e da equipa pastoral da Catedral diocesana têm em curso a campanha “Natal está no teu coração”, através da qual convidam os cristãos a oferecer alimentos não perecíveis à comunidade emigrante. Os bens podem ser deixados diariamente nos pontos de recolha instalados na Catedral.

Por sua vez, o Serviço da Pastoral Penitenciária e a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda voltam a dinamizar a campanha “Natal na prisão”, sob o lema “Ajude-nos a oferecer esperança aos que estão privados de liberdade”. A ação apela à doação de “meias e sabão em barra” até 3 de janeiro. As doações “serão depois entregues como presentes simbólicos aos reclusos dos estabelecimentos prisionais de Bragança e Izeda”, indicam os envolvidos na ação.

Em Alfândega da Fé, quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) – a Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa, o Centro Social Paroquial de Picões, a Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé e o Centro Social Paroquial de Sambade – dinamizam a campanha “Natal solidário”, desafiando os cristãos a oferecer alimentos, vestuário e roupa de cama, até 20 de dezembro. Os bens doados serão depois distribuídos por estas IPSS junto do seu serviço de apoio domiciliário, ou de outras pessoas referenciadas pela ação social dessas instituições, conforme explicam os envolvidos na iniciativa.