Mesmo com as regras de confinamento impostas pela pandemia de Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lembra que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ser ativa fisicamente. Por isso, recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para adultos, incluindo pessoas que vivem com condições crónicas ou deficiências, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

Segundo as estatísticas da OMS, um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente. Em todo o mundo, este sedentarismo pode ter um custo de 54 biliões de dólares em assistência médica direta e 14 biliões de dólares em perda de produtividade.

Nas novas diretrizes, a agência incentiva as mulheres a manter a atividade física regular durante a gravidez e após o parto, destaca os seus valiosos benefícios para a saúde para pessoas que vivem com deficiência e sublinha que os idosos, com 65 anos ou mais, devem realizar atividades que enfatizem o equilíbrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular, para ajudar a prevenir quedas e melhorar a saúde.

“Ser ativo fisicamente é fundamental para a saúde e o bem-estar, ajudando a adicionar anos de vida. Cada movimento conta, especialmente agora com as restrições da pandemia de Covid-19”, afirma o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, acrescentando que as pessoas devem procurar mover-se todos os dias, com segurança e criatividade.

Segundo o responsável, toda atividade física é benéfica e pode ser realizada como parte do trabalho, desporto e lazer ou transporte, mas também através da dança, brincadeira e tarefas domésticas quotidianas, como jardinagem e limpeza.