Primeira edição da iniciativa reuniu centenas de participantes. “O balanço foi muito positivo pelo impacto que tivemos na comunidade”, recorda a equipa organizadora | Foto: CRIF

O Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), localizado no Moimento, vai dinamizar a segunda edição da iniciativa “Um abraço caminhando”, dia 2 de abril. Prevê-se um percurso inclusivo, com uma distância de cinco quilómetros que terá início às 10h00, e um itinerário maior, de 12 quilómetros, que começará uma hora antes. A equipa da organização da caminhada é constituída por Margarida Barreto, psicóloga, Paulo Dias, professor de educação física, Rita Rosa, psicomotricista, e Frederica Vieira e Sandra Reis, técnicas superiores de serviço social. A caminhada vai fomentar a atividade física, e “promover a essência da instituição”, enquanto se distribuem abraços, explicam os organizadores, destacando a dimensão inclusiva da atividade.

“A iniciativa nasceu com o propósito de incluir todas as pessoas, com ou sem deficiência, no mesmo evento, usufruindo das mesmas oportunidades. Garantimos todas as condições de acessibilidade no estacionamento, acesso à casa de banho, zona de refeição, e a possibilidade de realizarem um percurso acessível, destinado a pessoas com ou sem mobilidade reduzida que decorre, maioritariamente, na localidade onde nos inserimos”. Os participantes envergarão a mesma t-shirt, e terão acesso a água, podendo também saborear uma sopa. A quantia reunida com o valor das inscrições servirá para “a aquisição de um elevador e marquesa para transferências, assim como duas cadeiras de rodas”.

A primeira edição da iniciativa aconteceu em abril de 2021 e “contou com 460 participantes”. “O balanço desta iniciativa foi muito positivo pelo impacto que tivemos na comunidade e pela adesão de diferentes públicos à  prática de exercício físico, uma vez que ao termos dois percursos conseguimos abranger um maior número de participantes com características distintas. Contámos com o apoio de parceiros locais e regionais que nos ‘abraçaram’ desde o primeiro momento, bem como a equipa de voluntários de colaboradores da nossa instituição.” As pessoas interessadas em participar devem manifestar essa intenção, através do envio de um email para abraceocrifcaminhando@gmail.com, até ao próximo domingo, 19 de março.