“O pequeno elefante memo” é o nome de um livro infantil bilingue, concebido com o objetivo de contribuir para uma “sociedade mais inclusiva”, ao “informar, alertar e esclarecer as crianças para a importância do apoio” aos seus avós com doença de Alzheimer, procurando ajudar os mais velhos a “ultrapassar as dificuldades inerentes à patologia, principalmente devido aos problemas de memória”, explicam os responsáveis pela obra.

Para os promotores da publicação, o livro infantil torna-se num “presente diferente, educativo, que promove as relações existentes entre gerações, afirmando que a pessoa idosa tem um papel importante na sociedade e na família, e que as crianças são agentes fundamentais no estreitamento e estímulo desses laços”.

A quantia reunida através da venda desta obra será encaminhada para a Alzheimer Portugal, uma associação que trabalha com o objetivo de “aumentar conhecimentos sobre a demência”, e que destaca que esta obra “é a melhor forma de os mais novos terem contacto com o tema e poderem também eles apoiar os mais velhos”.

Numa altura em que o Natal se aproxima, a Alzheimer Portugal afirma que “O pequeno elefante memo” pode revelar-se um presente que informa, sensibiliza e apoia. Além de um livro solidário, a associação nacional propõe que este Natal se ofereça o “Postal amigos na demência”, o qual pode ser entregue como presente. “Juntos, vamos tornar a sociedade mais amiga das pessoas com demência”, afirma a Alzheimer Portugal.