“Na Nô Mon” é nome de uma nova plataforma digital criada na Guiné-Bissau, com o objetivo de “conectar as comunidades locais a todos os atores nacionais e de desenvolvimento para identificar soluções, replicar a inovação e garantir que as intervenções beneficiem a todos, incluindo os grupos mais vulneráveis”, explicam os envolvidos no projeto.

O novo portal é especialmente dirigido a “organizações comunitárias e da sociedade civil, membros das comunidades, da diáspora, do setor privado e de parceiros de desenvolvimento”, sempre com o propósito de “identificar e partilhar inovações e soluções, facilitar a partilha de boas práticas e promover um espaço de diálogo e reflexão”.

Os responsáveis pela iniciativa destacam ainda que a plataforma visa “incentivar o diálogo sobre questões cívicas, políticas ou sociais”, sendo também um local para “discussões sobre as questões críticas de desenvolvimento que afetam a Guiné-Bissau”, onde os participantes poderão constituir-se como “parte da solução” para os problemas identificados. O novo portal foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Guiné-Bissau.